Bem-vindo ao Blog do Studio Pilates Cláudia Rios.

Inaugurado em 2008 em Jundiaí, São Paulo, o Studio oferece estrutura completa para exercícios em solo e aparelhos.
As aulas são aplicadas exclusivamente por fisioterapeutas, o que permite maior segurança na execução das técnicas, especialmente para alterações na coluna, correção postural e período gestacional.

CONFIRA NOSSO WEBSITE E CONHEÇA MAIS SOBRE O NOSSO STUDIO PILATES

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Períneo, um dos músculos constantemente trabalhado no Pilates

Os praticantes de Pilates já estão acostumados a ouvir seus instrutores dizendo: "Lembrem-se do Power House".
Para quem ainda não conhece essa expressão, "ativar o Pouwe House" significa realizar uma contração da musculatura abdominal (especialmente o músculo transverso), dos músculos glúteos e do períneo. Muitos nem sabem que esse músculo está no corpo, e nem pra serve o tal do períneo.
Devido a sua localização, esse é um músculo de grande função na sustentação da postura, e, durante a prática do Pilates, ajuda a reforçar a proteção para a coluna, além de outras funções que ele cumpre em nosso corpo.
Para entender melhor, colocamos abaixo alguns trechos de uma matéria publicada essa semana pelo jornal Folha de São Paulo, falando sobre a importância do períneo.


09/11/2010 - 08h12
Períneo bem trabalhado garante vida sexual animada e postura firme

IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO

É um mistério: na era do culto ao corpo, quando tanta gente sabe nomes de músculos na ponta da língua, o períneo permanece desconhecido e mal aproveitado. Até por aqueles que adoram exibir bíceps, tríceps, quadríceps e glúteos sarados por aí.

Claro, não dá para exibir essa musculatura, mais profunda. Mas será preciso tanta sutileza para lidar com essa estrutura essencial a funções básicas como fazer xixi, sexo ou manter a postura?
"Pouca gente sabe onde é [o períneo]. Há um tabu enorme, já começa no reconhecimento de um lugar que pertence ao seu corpo", diz a fisioterapeuta Betty Gervitz, especialista em dança e saúde e doutoranda em gerontologia pela Unifesp.
Um sinônimo para períneo é assoalho pélvico. Desse jeito, fica mais fácil imaginar sua localização no corpo. Mesmo assim, não é fácil encontrar esse "chão". Afinal, ele se mexe, embora a maioria não se dê conta disso.
"O períneo é como qualquer outro músculo, tem que movimentar para não perder a força", afirma Débora Padua, fisioterapeuta especialista em uroginecologia.

Além de pouco usado em movimentos conscientes, o assoalho pélvico tem outra particularidade: é ele que sustenta os órgãos genitais (...)

Na mulher, o trabalho é mais pesado: o assoalho pélvico sustenta mais órgãos (útero, ovários) e, frequentemente, o peso da gravidez.
Exercitar o períneo é bom para homens e mulheres de qualquer idade, mas é um cuidado mais importante para a mulher que já teve filhos, segundo Ana Carolina Basso Schmitt, doutora em saúde pública e fisioterapeuta,
Fazer um treino de força regular é a melhor forma de prevenir problemas futuros, como a incontinência urinária na velhice.
E de ganhar muito no curto prazo. "Exercícios para o períneo deixam a região genital mais bem irrigada, forte, viva", afirma Latorre (...)

No pilates, por exemplo, a contração do períneo é sempre solicitada para estabilizar a coluna, segundo Isaías Vieira, coordenador de pilates da academia Bio Ritmo.
"Quando você vai fazer a organização do quadril, contrai o períneo para aproximar os dois ísqueos (ossinhos na parte inferior do quadril) e, depois, o cóccix do osso do púbis. A coluna lombar fica bem posicionada e dá uma base sólida para a organização das outras articulações", explica Gervitz.
Nas aulas de pilates, além desse acionamento sutil do assoalho pélvico, a contração interna é realizada junto com movimentos maiores, que envolvem outros músculos, como os de elevação da coluna lombar, diz Vieira.
Fazer a báscula do quadril (um balanço para frente) é uma das formas mais fáceis de contrair o períneo. É por isso que a dança do ventre é uma boa atividade para fortalecer o assoalho pélvico(...)

Já a musculação tradicional, em aparelhos, pouco ou nada faz por essa área do nosso corpo, segundo Luciano D'Elia, educador físico especialista em treinamento funcional. "No treino funcional, ao contrário, a musculatura pélvica, a lombar e a abdominal são o ponto de partida dos exercícios", diz.

Para ver essa matéria completa, consulte a fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/827521-perineo-bem-trabalhado-garante-vida-sexual-animada-e-postura-firme.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário