Bem-vindo ao Blog do Studio Pilates Cláudia Rios.

Inaugurado em 2008 em Jundiaí, São Paulo, o Studio oferece estrutura completa para exercícios em solo e aparelhos.
As aulas são aplicadas exclusivamente por fisioterapeutas, o que permite maior segurança na execução das técnicas, especialmente para alterações na coluna, correção postural e período gestacional.

CONFIRA NOSSO WEBSITE E CONHEÇA MAIS SOBRE O NOSSO STUDIO PILATES

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Um corpo em balanço, uma vida em balanço

Ritmo ou fluidez
No Pilates
Todo exercício no Pilates tem um ritmo específico associado a ele. O alvo é manter continuidade de repetição a repetição e de exercício a exercício. Criar transições suaves ajuda nossos corpos a aprender a mover-se com graça e eficiência, o que aumenta nossa performance e diminui o risco de lesão.

No dia-a-dia
Estar "fluído" significa que você está se movendo através da vida suavemente (...). Criar fluidez e ritmo de movimentos contribui para a criação de fluidez na sua vida. Trabalhar em transições suaves na aula de Pilates pode ajudar a gerenciar as muitas transições na sua vida diária: de ser pai/mãe de manhã, a ser um profissional durante o dia, e estudante à tarde. Nossas vidas são cheias de transições e aprender a lidar com elas de forma suave fará cada dia um pouco mais fácil.

Respiração
No Pilates
Respirar fundo, inspiração e expiração focadas. Adicionalmente, o Pilates requer que você esteja consciente do seu corpo e como ele está se movendo. Respirar é o componente físico para atingir essa consciência. Ajuda a identificar e pensar sobre onde você está e o que você está fazendo com o movimento.

No dia-a-dia
O princípio de respiração do Pilates ensina o praticante a estar mais consciente e ser pró-ativo nos acontecimentos à sua volta, sejam eles físicos ou emocionais, e não ser abalado por eles. Ajuda a tornar-se consciente de uma certa situação e não apenas reagir a ela.Por exemplo, suponhamos que seu chefe acabou de gritar com você no seu trabalho. A respiração do Pilates pode lhe ajudar a respirar fundo, controlar-se mentalmente, avaliar a situação e responder adequadamente, calmamente e profissionalmente. Não fazendo isso você pode instantaneamente reagir e possivelmente fazer ou dizer a coisa errada, trazendo complicações que poderiam ser evitadas. A primeira opção parece uma abordagem melhor, não é mesmo?

Fonte: http://www.pilates.com/BBAPP/V/about/lifestyle/rhythm-and-breathing.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário